O Portal da sua Alimentação Espiritual

Assim como o Pai que vive, Me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai,também quem de Mim se alimenta, por Mim viverá. Jo 6:57

Artigos

Crescer em Vida

Toda alimentação disponibilizada pelo nosso Deus por meio da sua Palavra tem o objetivo de nos manter alimentado e em constante crescimento de vida. A Alimentação Espiritual é o que nos permite manter nossa saúde espiritual enquanto estamos aqui para realizar a obra do nosso Pai.

Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
João 4:34

LISTA DE ARTIGOS

Como suportar perdas e dificuldades

A Bíblia diz que o caminho para a vida é apertado. Em contrapartida, o caminho para a morte é largo e espaçoso. É realmente muito fácil estarmos caminhando para a morte: basta levarmos uma vida alheia à vontade de Deus. E muitos, hoje, vivem assim: afastados e desinteressados pela vida de Cristo. Em nossa vida, sempre sofreremos muitas perdas. Os sofrimentos e perdas sempre existirão, mas podemos escolher se iremos perder porque estamos andando com Deus, assim como Abraão andava, ou se iremos perder porque não queremos andar com o Senhor. Entre essas duas alternativas, é bem melhor andarmos com

Leia Mais »

Como ser vitorioso

Para que a sua vida seja uma vida de sucesso, você deveria fazer a si mesmo a seguinte pergunta: “será que a vida que eu levo hoje é a vida que Deus planejou para mim?”. Diante disso, você pode se perguntar sobre o que o sucesso tem a ver com isso, mas eu lhe digo que um depende do outro. Se perguntarmos para qualquer pessoa o que significa a palavra sucesso, a resposta que obteríamos seria a seguinte: “sucesso é ter tudo o que eu quero”. E creio que na sua mente é essa a ideia que prevalece. Mas você

Leia Mais »

Como restaurar um lar em desordem?

De todos os problemas que há em nossa sociedade, creio que o pior é aquele que enfrentamos dentro de nossa própria casa. Lá estão as maiores brigas, desavenças, choques de opiniões e de convivência. Diante desse tipo de dificuldade, cada uma das pessoas que vive na mesma casa quer estar com a razão. Mas, em um lar que está sofrendo dificuldades de convivência, todos estão errados. Não há “mocinho e bandido” dentro de um lar, porque todos são bandidos. Não é confortável para um homem reconhecer que isso é verdade, pois nos esforçamos ao máximo para sermos considerados as vítimas

Leia Mais »

Como restaurar sua família

Muitas vezes, não percebemos a importância da família. O bom convívio familiar, a ausência de desavenças e do ressentimento entre os membros da família é vital até para a sua saúde física e emocional. Uma das primeiras coisas que Deus fez quando criou Adão, o primeiro homem, foi constituir uma família para ele. Através disso, podemos ver o quanto a família e o ambiente familiar são importantes para Deus e para o homem. Mas nós, muitas vezes, não damos valor à família. Não nos preocupamos em trazer Deus para o nosso lar para que Ele possa restaurar a convivência tanto

Leia Mais »

Como amar sem antes conhecer?

Há um trecho das Escrituras que diz: “Não havendo visão, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz”. O intuito de Deus é restaurar Sua visão no interior dos homens, por isso, nosso encargo é obter entendimento profundo sobre Cristo. Se analisarmos a realidade que vivemos, veremos que em todas as áreas da sociedade há corrupção. A qualidade de vida fica cada vez mais precária, revelando a falta de cultura espiritual dos homens. Ninguém conhece ao Senhor Jesus! Nós fomos criados para viver de acordo com os mandamentos divinos. Um homem só alcança a felicidade

Leia Mais »

Casamento

Todos os homens têm a característica de serem passivos. Todos querem, mesmo depois de conhecerem o Senhor, apenas sombra e água fresca. Ninguém quer se comprometer com nada, muito menos com as coisas de Deus. É por esse motivo que o Senhor compara a nossa vida com Ele com um casamento. Aos olhos de Deus, Ele é o marido e nós somos a Sua futura esposa. Isso consta no livro de Isaías, capítulo 54, versículo 5, onde está escrito: “Pois o teu Criador é o teu marido – o Senhor dos Exércitos é o Seu nome.” Aqui vemos que estamos

Leia Mais »

Casa na Rocha

Há um trecho das Escrituras que diz: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha”. O falar de Jesus é simples e de fácil entendimento. Nesse trecho, vemos que o que nos falta não é conhecimento da verdade, mas prática da verdade. Todos os nossos sofrimentos são resultantes de nossa resistência em praticar os mandamentos divinos. Se

Leia Mais »

Carisma e caráter

O problema dos lares está no desequilíbrio entre carisma e caráter. Carisma é a junção de talentos naturais, espirituais e ministeriais. Já o caráter é santidade, humildade e verdade; é conhecer, entender e obedecer a verdade de Deus. Você já percebeu que somos deficientes no caráter e perfeitos no carisma? Há um grande desequilíbrio entre carisma e caráter na vida de todos os cristãos. Abraão foi o pai da fé, mas ele era um homem carismático e com deficiência no caráter (leia Gênesis 12). A desobediência em ir para o Egito e o medo, o fizeram mentir e revelar sua

Leia Mais »

Caminhos

Quando Deus formou o homem e o colocou perante duas árvores, a árvore do conhecimento do bem e do mal e a árvore da vida, o Senhor estava dando uma oportunidade para Adão exercitar o seu poder de escolha. Isso se chama livre-arbítrio ou, em outras palavras, significa que Deus formou o homem para que ele pudesse escolher o caminho que ele desejaria seguir. Isso é algo que está presente em todas as pessoas. Se você analisar a sua vida, verá que tudo o que você é e tudo o que possui são resultados desse seu livre arbítrio, ou seja,

Leia Mais »

Caim

A Bíblia dá uma atenção especial à necessidade de buscarmos a Deus. Ela afirma que precisamos estar com Ele. No livro do profeta Isaías, no capítulo 55, versículo 6, está escrito: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto. Esse buscar que a Bíblia fala nada mais é do que ser uma pessoa próxima de Deus. Nós, como filhos de Deus, devemos ter comunhão com o nosso Pai. Esse buscar nos possibilita estar perto do Senhor e receber a Sua vida. A segunda geração da humanidade, Caim e Abel, já tinha a preocupação de buscar ao Senhor.

Leia Mais »

Buscar a Deus

Para avaliar a riqueza de um país não olhamos o volume de dinheiro que ele possui. A riqueza e o potencial de uma nação são medidos pelo produto nacional bruto, que é a soma da produção do país. Na nossa vida ocorre o mesmo, se queremos ser pessoas prósperas, não podemos olhar para o que temos, mas para nossa capacidade de produção. Em Mateus 6:33 está escrito: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Quando cremos em Jesus e somos batizados, nos tornamos cidadãos do reino dos céus.

Leia Mais »

Auto análise

O Salmo 19 diz: “Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas”. Todos os dias, nós deveríamos pensar nessa afirmação. Você já percebeu que nunca temos senso de autoanálise, no sentido de descobrir se estamos inadequados? Nós sempre nos autoanalisamos para nos vangloriarmos. Nossos grandes feitos são constantemente rememorados em nossa mente. Acostumamo-nos a reviver os sucessos passados para nos exaltarmos. Porém, a Palavra de Deus afirma que devemos refletir sobre os nossos erros. É lógico que nunca discerniremos nossas faltas, enquanto não tivermos o senso de avaliar nossa fraqueza. Você pode observar que

Leia Mais »

Pequenas coisas

Certa vez, um homem organizava uma grande festa, de muita importância. Ele deu o melhor de si para que tudo saísse perfeitamente. Ele cuidou de cada detalhe, de cada peça da decoração, do uniforme dos garçons, das toalhas e talheres. Depois de tudo pronto, chegou o grande momento e os convidados começaram a entrar no grande salão. O organizador vestiu sua melhor roupa e estava atento a tudo o que acontecia no ambiente. Ele fez questão de ser visto em plena atividade pela dona da festa, talvez isso resultasse em algum ganho extra ou no reconhecimento de seu magnífico trabalho.

Leia Mais »

As ofensas e a amargura

Algo que o homem não sabe fazer é lidar com as ofensas que recebe. Desde que nascemos, todos já sofremos algum tipo de rejeição, tanto por parte da família ou dos amigos ou até mesmo na profissão que exercemos. Quem de nós nunca se sentiu rejeitado ou desvalorizado? Quem nunca sofreu com o desinteresse dos outros? E justamente o sofrimento é que demonstra que não sabemos lidar com as situações e nem com as pessoas que algum dia já nos desprezaram. Mas, quando digo isso, quero dizer que não sabemos lidar com tais circunstâncias de acordo com a Verdade e

Leia Mais »

Abençoar e não amaldiçoar

É com grande facilidade que o homem é levado a questionar-se a respeito do amor de Deus para com ele. Certamente, já houve dias em que você duvidou do cuidado e da bondade de Deus para contigo. Isso acontece porque nem sempre as coisas ocorrem de acordo com a nossa vontade. Por exemplo: olhe para a sua vida e pense nas milhares de coisas que você acha que te faltam. Diante disso, creio que a primeira coisa que você pensa é: “Como Deus está falhando comigo! Nada de bom acontece na minha vida!”. Esses devem ser alguns dos principais pensamentos

Leia Mais »

A vitória depende da prática

O maior fracasso na vida de um homem se deve ao fato de ele ignorar as palavras de Cristo, que estão contidas na Bíblia. Quando consideramos a Palavra de Deus como uma maldição ou como um jugo que nos leva a sofrer enfrentaremos muitas dificudades por isso. Se você não considera as palavras de Jesus como o único caminho que te leva à vitória, você sempre se negará a aplicar a verdade de Cristo em sua vida. Então, todas as suas dificuldades irão permanecer vivas e, por mais que você ore e peça ajuda para Deus, Ele não fará nada,

Leia Mais »

A virtude perdida

Quando Deus criou o Universo, Ele o fez com o único objetivo de tornar a criatura participante de Sua perfeição e bem-aventurança e, assim, mostrar nela a glória do Seu amor, sabedoria e poder. Deus desejava revelar a Si mesmo dentro e por meio dos seres criados, comunicando-lhes tanto de sua própria bondade e glória quanto eles fossem capazes de receber. Mas, esse repasse de virtudes não concede ao homem uma auto-existência, uma vida independente do Criador. A relação da criatura com o Criador somente pode ser uma relação de ininterrupta, absoluta e universal dependência. Deus criou o homem pelo

Leia Mais »

A Vida quer entrar

Há uma lei natural que diz que duas coisas não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Essa lei também se aplica a nós no que diz respeito ao trabalhar de Deus em nossa vida. A Bíblia fala muito das transformações que Deus quer fazer em nossa vida, tal como está escrito em Efésios, capítulo 4, versículo 31, que diz: “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas de entre vós”. Esta passagem bíblica nos dá um bom exemplo das coisas que nós fazemos, mas que Deus reprova. Lemos que

Leia Mais »

A vida exemplar de Cristo

A vida de Jesus foi uma vida exemplar. Ele foi o único homem que nunca pecou. Jesus teve essa vida santa porque Ele era humilde e dependente de Deus. No livro de Filipenses, no capítulo 2, do versículo 5 ao 8, está escrito: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a Si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, HUMILHOU-SE a Si mesmo, sendo obediente até a

Leia Mais »

A sabedoria de Deus

Um certo dia, os escribas e fariseus trouxeram a Jesus uma mulher que fora apanhada em flagrante adultério e os judeus disseram ao mestre: “A lei de Moisés nos manda apedrejar tais mulheres até a morte, Tu, pois, que dizes?” Evidentemente, eles não estavam preocupados com o cumprimento da lei mosaica, mas estavam tentando a Jesus. Se Ele dissesse que a lei deveria ser cumprida, poderiam acusá-lo de não amar, de não ser misericordioso ou algo assim. E caso não quisesse cumprir a lei, alegando que, por amor, Deus perdoaria aquela pecadora, seria acusado de estar violando a lei de

Leia Mais »

A realidade espiritual

A mente humana é o maior empecilho para o crescimento natural e espiritual. A obra mais trabalhosa na vida de um homem é mudar a sua mente. Nossa mente está presa no que a Bíblia chama de fortalezas. Essas fortalezas são enganos, pensamentos e conceitos que temos, mas que não estão de acordo com a Verdade de Deus. Sua vida natural está em desordem porque a sua vida espiritual também está assim. Aquilo que você vê e sofre no natural é um reflexo daquilo que há no seu interior, no seu coração. Se no mundo natural você é uma pessoa

Leia Mais »

A plenitude de Deus

Às vezes, temos a sensação de que nascemos na família errada ou que deveríamos ter casado com outra pessoa. Certamente você já deve ter se imaginado diferente, com outras pessoas, com outra profissão e com outra família, bem melhor do que você tem agora. Imaginamos e sonhamos ter coisas melhores do que as coisas que nós realmente temos. Mas saiba que se você pensa essas coisas, Deus pode não estar muito contente contigo! Você sabe por quê? Em Provérbios 16:9 está escrito: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”. Sabe o que

Leia Mais »

A estratégia do inimigo

Você sabe qual é a estratégia do inimigo de Deus contra a Igreja de Cristo? Sabemos que o desejo de Deus é trabalhar Cristo para dentro de um povo e mesclar ou fundir Cristo a este povo para dele fazer um corpo vivo para o próprio Cristo (Gal 4:19, Rom 12:5, 1Cor 6:15, Ef 4:12). Esta é a intenção e o propósito divino. Após a ressurreição e ascensão de Jesus, Deus começou este trabalho para que em todas as comunidades onde os seres humanos vivem, possa haver uma expressão viva de Cristo (Gal 2:20). Este é o eterno propósito divino

Leia Mais »

A arte de duvidar

Os erros são muito importantes em nossa vida porque eles nos mostram que nem sempre agimos da forma correta. E além disso, todos os erros nos levam às mudanças. E é exatamente disso que todos nós precisamos. Diante disso eu lhe pergunto: se nada na sua vida desse errado, algum dia você perguntaria a si mesmo se há algo em que poderia mudar? É por isso que nós nos abrimos para o trabalhar de Deus somente nas dificuldades. Elas são preciosas, pois abrem a nossa mente para as mudanças que Deus deseja efetuar em nosso coração e em nossa vida.

Leia Mais »

DESTAQUES DA SEMANA

Ir para o Totpo