"Assim como o Pai que vive, Eu vivo pelo Pai, assim também quem de mim se alimenta, por mim viverá." (Jo6:57)

Como restaurar um lar em desordem?

De todos os problemas que há em nossa sociedade, creio que o pior é aquele que enfrentamos dentro de nossa própria casa. Lá estão as maiores brigas, desavenças, choques de opiniões e de convivência. Diante desse tipo de dificuldade, cada uma das pessoas que vive na mesma casa quer estar com a razão. Mas, em um lar que está sofrendo dificuldades de convivência, todos estão errados. Não há “mocinho e bandido” dentro de um lar, porque todos são bandidos. Não é confortável para um homem reconhecer que isso é verdade, pois nos esforçamos ao máximo para sermos considerados as vítimas de toda situação. Entretanto, a Palavra de Deus ensina: Deus nunca irá nos considerar vítimas, porque dentro de um lar problemático não existem vítimas, todos estão errados.

É difícil para uma pessoa orgulhosa reconhecer que está errada, pois é mais fácil analisar toda a dificuldade e encontrar um culpado, que não seja eu, é claro! Isso acontece porque quando uma pessoa se considera a vítima, ela não precisa mudar e corrigir suas atitudes. Para ela, somente o bandido, o causador das intrigas e conflitos é que deve mudar a sua postura na família. Olhe para a sua própria família, pense qual dos seus familiares lhe causa mais problemas? É fácil achar um culpado, não é verdade? O difícil é olhar para você mesmo como o maior causador dos conflitos. É por isso que a Palavra de Deus diz que em um lar com problemas, todos estão errados e todos devem mudar suas atitudes para viverem em paz.

E você sabe por que todos estão errados? Porque ninguém em sua casa está agindo pela vida de Cristo. Há uma passagem bíblica, que está no livro de Primeira Coríntios, capítulo 14, versículo 33, que diz: “Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz”. Quando um lar está em desordem, é porque falta Deus neste lar. Falta a vida divina, falta a Palavra de Deus, faltam atitudes de acordo com a vida e com a Palavra de Deus, logo, todos os membros desta família são considerados culpados. Porque se uma só pessoa dentro de uma casa agir segundo a vida de Cristo, que é a obediência à Bíblia, todos serão contaminados pela vida de Deus e serão cheios de paz. Mas, se todos agirem pela morte, em desacordo com a Palavra de Cristo, sempre haverá desordem.

É horrível viver em um lar carente da vida de Cristo, e você já deve ter alguma experiência disso. E se o seu lar estiver em desordem, Cristo precisa entrar neste lar através das suas atitudes. Não espere pelos outros, comece a transformação por você mesmo, porque todos estão errados, em todos os canais só flui morte, só há desobediência aos princípios de Deus. No entanto, se a vida de Cristo começar a fluir através de você em seu lar, haverá paz. E a vida de Cristo restaurará toda a sua casa. Restaurará o amor, a convivência e a autoridade. Porém, se a vida de Cristo não entrar, a desordem continuará reinando em sua casa.

Equipe Pão de Judá


Ir para o Totpo