O Portal da sua Alimentação Espiritual

Assim como o Pai que vive, Me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai,também quem de Mim se alimenta, por Mim viverá. Jo 6:57

As ofensas e a amargura

Algo que o homem não sabe fazer é lidar com as ofensas que recebe. Desde que nascemos, todos já sofremos algum tipo de rejeição, tanto por parte da família ou dos amigos ou até mesmo na profissão que exercemos. Quem de nós nunca se sentiu rejeitado ou desvalorizado? Quem nunca sofreu com o desinteresse dos outros? E justamente o sofrimento é que demonstra que não sabemos lidar com as situações e nem com as pessoas que algum dia já nos desprezaram. Mas, quando digo isso, quero dizer que não sabemos lidar com tais circunstâncias de acordo com a Verdade e a Vontade de Deus, revelada na Bíblia. O que praticamos tem sido o oposto do que nela está escrito. Quando somos rejeitados, o que sabemos fazer é nos amargurar e até planejar alguma vingança.

Nesse ponto, percebemos que nossa natureza humana é inadequada (João 2.25). É rápido e fácil para a natureza humana se amargurar com pessoas ou até mesmo se amargurar com Deus por causa das circunstâncias em que se encontra. Por vezes, nosso coração está cheio e endurecido de amargura, mas não conseguimos perceber que ele está assim. Portanto, gostaria de salientar o significado da palavra amargura. Uma pessoa está amargurada quando ela está inconformada com a situação que vive ou, então, inconformada com o tratamento que os outros estão dispensando a ela. E é exatamente assim que o nosso coração está. Estamos completamente amargurados e nem percebemos que isso é verdade. Estamos enganados acerca de nós mesmos e plenamente cegos acerca de nossos maiores problemas.

Toda essa inconformidade está guardada em nosso íntimo. Você já se sentiu contrariado com os outros, porque pensava que as pessoas tinham que lhe tratar com mais amor, tinham que respeitar o seu trabalho e o seu esforço? Creio que sim. Aí pensamos: “tantas coisas boas eu já fiz, mas ninguém me valoriza!”. Isso revela o pensar de uma pessoa amargurada. Está inconformada com tudo na vida, e ainda pensa que Deus é injusto mandando tantos sofrimentos. Mas agora, precisamos ver a solução que a Palavra de Deus oferece para todos aqueles que desejam se livrar da amargura. Em Marcos 11:25, está escrito: “E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai…”.

Essa passagem é muito simples, assim como é simples vencer a amargura. É só praticar o perdão! Amargura significa dizer para Deus que você não quer perdoar uma determinada pessoa. E Deus pode abençoar alguém que diz isso para Ele? Por isso, Deus precisa ver no seu íntimo uma disposição em perdoar, em não guardar mágoas e ressentimentos. Perdoar é liberar a ação do Espírito de Deus sobre sua vida para que Ele venha a curar todas as feridas emocionais que você tem guardado no coração.

Equipe Pão de Judá


DESTAQUES DA SEMANA

Scroll Up