Relatada em Lucas 11:5-8, essa parábola nos ensina que nossas súplicas precisam ser insistentes, contínuas, até Deus responder; é necessário perseverança e fé. Não podemos nunca desistir de pedir as coisas que Deus já nos prometeu, como a salvação, a restauração, o arrebatamento, pedir pra Deus nos usar… Deus é infalível, Ele vai responder na hora certa, só precisamos ter paciência pra esperar Ele responder.
Além disso, também mostra que devemos ser solidários com as necessidades das pessoas; virar as costas para as necessidades dos nossos irmãos é algo muito maligno. Ser solidário é estra sensível às necessidades do povo, temos que estar sempre de olho no povo, não em nós mesmos. As necessidades das pessoas irão aumentar próximo à meia-noite, ou seja, perto da grande tribulação.
Não podemos deixar de orar porque Deus vai atender sempre que não for prejudicial para nossa edificação espiritual, pode não ser do nosso jeito nem no nosso tempo, mas segundo a Sua vontade Ele vai nos atender. Temos que orar sempre, desde que a causa seja para edificação do Reino, não podemos desfalecer jamais. Se queremos algo, e aquilo não contraria a vontade de Deus, devo pedir.
Deus não pede para orarmos pelas nossas coisas, Seu conselho pra gente é buscar o Reino que o resto Ele acrescenta, Ele responde nossas orações e nossas necessidades. Ele é Provedor, e sabe bem melhor do que nós mesmos o que nós precisamos.
