Nessa parábola, Jesus diz que ninguém pode acender uma lamparina pra colocar em um local embaixo de um lugar onde não vai ter luminosidade. Depois, Ele diz que não há nada oculto que não venha a ser revelado.
A candeia representa Jesus, o Espírito Santo, que veio para iluminar a nossa vida. Uma lamparina, um lampião, era muito utilizado para iluminar a casa quando não havia energia; é constituído de óleo e pavio. O lampião é a nossa alma, o óleo é o Espírito Santo, o pavio somos nós e a luz é Cristo. Jesus veio trazer luz para nós enxergarmos as coisas da realidade, para descobrirmos que existe Deus, o diabo, e um plano divino na terra, que são novidades que não sabíamos, por isso o Evangelho é chamado de Boa Nova. Então, a Boa Nova é a informação de Deus a respeito da Verdade, que nós nunca iríamos acessar se Jesus não acendesse nossa alma com o Seu fogo. Esse fogo, essa luz, nos proporciona calor (consolação, conforto, proteção, comunhão) e direção (caminho, decisão).
Temos a responsabilidade de levar essa luz adiante, falar do Evangelho para as pessoas, porque Jesus não nos deu essa luz para a gente esconder. Temos a responsabilidade de propagar a luz, temos que acender outros, fazer mais e mais pessoas também se tornarem lampiões. Não podemos receber a luz e guardar pra nós, não aceitando trabalhar pro Senhor. Todo crente que ouve a Verdade e não pratica, são pessoas perdidas, com informações privilegiadas e ricas, então a igreja tende a falir, porque a retenção da luz traz falência para a Igreja; um cristão religioso não serve pra mais nada na igreja, ele só atrapalha.
Essa parábola mostra também que é dando que se recebe; a retenção produz falência em todos os aspectos, natural e espiritual, então, se retivermos aquilo que Deus nos deu, não ajudarmos ninguém, não levarmos a Boa Nova, vamos acabar falindo, perdendo aquilo que temos.
