Bartolomeu foi um dos 12 apóstolos, e Jesus quando o chamou disse que nele não havia dolo, ou seja, ele tinha um coração puro, sem fingimento. Jesus também disse que ele era um verdadeiro israelita, isso significa que ele era temente ao Senhor, reto e puro de coração, que coloca Deus em primeiro lugar na sua vida e vive nos padrões de Deus e que tem humildade suficiente pra se manter dentro dos limites da Verdade.
Ele foi sensível ao Senhor, seguindo a direção do Espírito Santo de sair dos limites do império romano para pregar a boa nova. A legítima obra missionária é guiada pelo Espírito, não precisaríamos do toque de homens, era só vermos onde ainda não tem igreja e irmos levar Cristo para aquele lugar. Mas, nós só fazemos o que queremos e gostamos, então dependemos de Deus preparar uma estrutura e sermos enviados para outros lugares.
Um coração inclinado pra Deus, assim como o de Bartolomeu, não precisa ser impulsionado por homens pra fazer as coisas pra Deus, ele faz sob a direção do Espírito.