O Único que deve ser temido é Deus.
Naamã era uma autoridade de guerra em um país que não adorava a Deus. Ele estava tomado de lepra, que representava um problema espiritual de rebelião, e Deus olhou para a vida dele e quis fazer algo para ensinar.
Ele era um homem valente, temido por muitos, que Deus fez se dobrar para que todos vissem que o único que deve ser temido é Deus.
Deus trata a rebelião com desprezo.
Deus tratou a rebelião de Naamã fazendo com que ele fosse desprezado. Ali Deus começou a tratar a lepra dele, no momento em que ele não recebeu a honra que esperava, como ele costumava receber de todos. Isso foi reduzindo o orgulho dele.
Ele precisou mergulhar 7 vezes porque são 7 nações inimigas dentro de nós. E teve que ser no rio Jordão pois era o mais barrento da região, para que ele realmente se humilhasse. Às vezes, temos dinheiro, nome, cargos e nos sentimos Deus, por isso Deus precisa nos humilhar para nos limpar dessa rebelião, desse desejo de querer ser igual a Deus.
Só é abençoado quem se humilha e obedece a Deus.
Por meio da vida de Naamã, vemos que só é abençoado quem se humilha e obedece a Deus. Muitas vezes somos humilhados, desprezados, e é Deus quem faz isso, para nos tirar da rejeição e do orgulho.
O orgulho é o DNA de satanás, totalmente prejudicial para a obra de Deus, então precisamos nos livrar disso para glorificar ao Senhor.