Manassés foi um dos reis do reino do Sul, de Judá, e tinha ele ainda doze anos quando começou a reinar. A bíblia relata que Manassés foi um dos piores reis que já houveram em Israel, por conta de seu desvio de Deus e de seus princípios. Era filho do rei Ezequias, esse que em seu período de reinado destruiu todos os altares levantados à deuses pagãos. Fez Manassés o que era mau perante o Senhor, porque buscou desfazer as obras de seu pai reerguendo altares como o de Baal. Estabeleceu ele sobre o reino do Sul, toda sorte de maldição sobre o povo, pois sujou o nome de Deus com a sua idolatria e a afronta às ordenanças de procederes que o Senhor havia estabelecido para o seu povo.
Deus então prometeu, através de profetas, que iria procurar solucionar essa situação, e que iria tratar com o comportamento do rei. Avisou o Senhor a casa de Israel que Ele iria julgar os atos do povo, e juntamente com eles, Manassés, por suas abominações, pelo seu culto a ídolos, e pelos seus pecados.
Decidiram então afrontar o Senhor, e não deram ouvidos às profecias feitas, rejeitando e desprezando assim a voz do Senhor. Foi levado então Manassés preso para a Babilônia. Lá ele se angustiou e suplicou misericórdia ao Deus de seus pais, e muito se arrependeu e se humilhou perante o Senhor.