Jeroboão foi o primeiro rei de Israel após a divisão do Reino de Israel, que foi o Reino norte e o reino Sul. Quando era jovem trabalhou para o rei Salomão como o chefe dos servos da tribo de José. Já mais tarde recebeu uma profecia de que ele iria tomar o lugar no trono de Salomão.
O rei Salomão, soube dessa profecia feita por um homem chamado Aías, e resolveu ir atrás de Jeroboão para matá-lo. Ao saber que o rei estava atrás dele, Jeroboão decidiu correr para o Egito para se esconder. Houve então depois disso, a divisão de Israel que aconteceu principalmente pelo descontentamento de Deus com as taxas que eram cobradas sobre o povo pelo rei Salomão. Ele, que nos seus últimos anos de reinado se tornou um homem muito ganancioso e opressor, cobrando impostos absurdos de seu povo. O Senhor assim o julgou o tirando como rei e dando seu posto a Jeroboão, realizando então a profecia de Aías.
Importante comentar que no meio disso tudo, Jeroboão foi acumulando ódio, revolta e amargura no seu coração por discordar do rei Salomão, ele não o suportava por tudo que já havia vivido com ele e pelo descaso dele com o povo de Israel. Jeroboão só não tinha percebido que sua revolta não era com homens mas sim, com o próprio Deus, e que no tempo do Senhor seria julgado por isso.