Devemos agradar a Deus e não a homens
Geazi era um servo de Deus que estava designado a auxiliar o profeta Eliseu a concluir seu ministério.
Naamã era um homem muito importante na sociedade, e ele estava com lepra, uma doença mortal. Eliseu recebeu o recado de Deus e passou exatamente como Deus falou para ele, que era para mergulhar 7 vezes no rio Jordão, um rio barrento, o que seria uma humilhação. Mas ele não procurou agradar a homens, sem se preocupar com a reação que Naamã teria, mas falou exatamente o que Deus mandou ele falar.
Somos tentados todos os dias a nos corromper
Depois que Naamã foi curado, Eliseu foi tentado a receber uma recompensa natural por isso, mas ele recusou. Ao contrário de Geazi, que tinha corrupção em seu coração e mentiu para conseguir as honras.
Quando Deus nos usa para curar um enfermo ou operar outros milagres, a pessoa fica eufórica, e às vezes quer dar uma recompensa natural, mas não devemos aceitar pois aquela pessoa está empolgada e não devemos aproveitar isso para conquistarmos coisas de forma ilícita.
Todos nós seremos expostos para vermos o que tem no nosso coração
Deus permite que fatos aconteçam diante dos nossos olhos para expor o que temos dentro de nós. Nessas horas colocamos pra fora o que estava oculto em nosso coração, que às vezes nem nós mesmos sabemos. Deus nos leva para o deserto para descobrirmos o que temos dentro de nós.