Quem foi Saul e qual era a sua dificuldade que o tornou um rei rejeitado por Deus?
Conforma as Escrituras relatam Saul foi um rei levantado por Deus para atender um pedido do povo e sob avisos divinos Deus rejeitou esse rei devido a sua constante desobediência ao Senhor.
O Profeta Samuel era o Ministério da Palavra que assessorava Saul
Samuel direcionava e intercedia por Saul para que ele não tivesse motivos para desobedecer a Deus. Mas Saul tinha dificuldade em manter seu caráter de obediência por pensar mais nele do que em Deus. Muitas vezes Deus nos direciona a fazer coisas que não agradarão a nós, a muitos ou até a ninguém ao nosso redor, mas precisamos fazer, sem selecionar o que obedecer ou não, como Saul fazia.
A vontade de Saul levou ele a degradação
A maior guerra espiritual que temos dentro de nós, é da vontade de Deus contra a nossa própria, precisamos estar cientes que essa guerra não vai terminar até o dia em que o Senhor nos glorificar.
A obediência a Deus é absoluta
O pior que podemos fazer mediante uma ordem de Deus é avaliar a obediência. A verdade é absoluta e a obediência é incondicional, não temos o que raciocinar. Sabemos que os pensamentos de Deus não são os nossos, então devemos agradar à Deus e não à homens.