Personagem Bíblico – Cego de Betsaida
Betsaida era uma cidade da Galileia, e esse cego que havia lá era como representante espiritual e mostrava qual o problema da cidade: a cegueira espiritual. A religião não deixava os olhos do povo serem abertos. Jesus teve que tirar aquele homem da cidade para curá-lo pois o ambiente era de muita adversidade à Cristo, era um povo muito incrédulo e isso atrapalharia a cura que Jesus iria fazer.
Ele foi curado por meio da saliva, que na época era usado com fins terapêuticos, mas espiritualmente a saliva representa a Palavra de Deus, que tem poder pra curar, libertar, transformar e abrir nossos olhos espirituais. Porém, ele não foi curado de uma vez só, mas em duas etapas. Com isso Jesus ministrava que é necessário a salvação judicial e orgânica. Assim que chegamos na Igreja não entendemos quase nada, enxergamos os homens como árvores, pois só recebemos um toque, o Evangelho da Graça, mas à medida que recebemos o segundo toque, que é o Evangelho do Reino, passamos a enxergar toda a economia divina, nos proporcionando tomar decisões de nos entregar pra Cristo.
Depois de curar o cego, Jesus recomendou que ele fosse pra casa e não entrasse na cidade, pois não queria que depois do milagre ele contatasse o mundo religioso e perverso, pra ele ter tempo de consolidar a obra divina em seu coração, para depois ele dar um testemunho.