O poder de Deus
Para Deus não há nada que O impeça de fazer Sua obra. A vida de Paulo testemunha o poder de Deus, pois em frações de segundos Paulo foi iluminado e convencido de que há somente um Senhor, Jesus Cristo, que comanda tudo nos céus e na terra. Deus sabe a medida e a intensidade da experiência necessária para render nossos corações para Deus.
O amor genuíno supera a tribulações
Assim como em um casamento natural, onde nós suportamos muitas coisas por amor ao nosso companheiro, assim é na vida espiritual, somente quem ama a Deus consegue suportar as tribulações. O amor a Cristo supera tribulações. Se o amor inexiste ou é pequeno, não suportamos. Paulo amava a Cristo e sua satisfação estava em ter Cristo, e por isso ele louvava e adorava ao Senhor nos momentos de extremo sofrimento natural.
Somente Cristo tem a direção
Não há motivos para desanimarmos com Cristo e Sua obra, pois a Palavra que recebemos é a que salva, justifica, transforma e nos capacita a ser um filho varão e ir para glória. Não precisamos de mais nada, além de obedecer esta Palavra. Podemos pedir auxílio aos irmãos mas não podemos depender dos irmãos para servir à Cristo. Nosso ânimo tem que vir dessa realidade, Deus, Cristo e a Palavra.