"Assim como o Pai que vive, Eu vivo pelo Pai, assim também quem de mim se alimenta, por mim viverá." (Jo6:57)

O bom samaritano

O conhecimento ensoberbece mas o amor edifica!

O interprete da Lei nessa passagem de Lucas 10:25-37 estava mergulhado no legalismo e na religião, conhecia tudo, mas não praticava. Podemos ver pela maneira que ele falou com Jesus. O maior mandamento, que é o amor, que é amar, fica claro que para ele ainda estava muito obscuro, pois quando ele respondeu quem parecia ser o próximo da pessoa que estava com necessidade, ele não respondeu a Jesus “o samaritano” e sim “o que usou de misericórdia”. Isso mostra a acepção e o ódio que tinha em seu coração, onde ele nem conseguiu pronunciar a linhagem que aquela pessoa era. Vemos também a insensibilidade e indiferença do sacerdote e do levita, que mesmo aparentemente estando na Igreja, congregando, lendo a Palavra, também não usaram de misericórdia, preocuparam-se consigo mesmo, sendo egoístas, olharam e foram embora. O conhecimento é pra deixar a gente simples e humilde, dependentes de Deus e servo de todos. Se o conhecimento não produz isso na nossa vida, tem algo errado conosco.

Troque a visão

Quando vemos a dificuldade de algum irmão, alguma fraqueza ou também pessoas que nos irritam, nos maltratam, nos perseguem, devemos olhar para as elas, não enxergando-as de fato, e sim olhando como se fosse Cristo, pois Deus nos olha assim. Devemos amar, ajudar, cooperar, porque Cristo está ali dentro (ou um dia vai estar ali dentro) e não a pessoa em si. Nossa luta não é contra sangue e carne. Quando estudamos a Palavra, estamos aprendendo uma maneira de viver, é para eu me tornar uma pessoa que eu nunca fui.

Tome posse, você é a imagem e semelhança de Deus!

O Senhor quis mostrar nessa parábola como o Ele quer que os filhos Dele procedam, sensíveis com as reações e necessidades das pessoas, com guiar do Espírito Santo, atentos à unção interior, pois nós somos um Corpo e devemos edificar o Corpo. A benção do Senhor sempre vai fluir através dos membros do Corpo de Cristo. Se somos um corpo, somos uma só carne e ninguém jamais odiou a própria carne, antes dela cuida e a alimenta. (Efésios 5:29)

Ir para o Totpo