Escola 235: A realidade da novilha vermelha
Jesus é a novilha vermelha
Deus, vendo a perdição da Sua criação humana, providenciou uma novilha vermelha para ser o cordeiro que tirou o pecado do mundo e que gerou salvação e recuperação para as criaturas de Deus.
A novilha vermelha foi a base da realidade da Cruz de Cristo. Jesus é a novilha, foi através dEle que Deus perdoou, purificou e salvou o homem.
A água purificadora é o Espírito Santo. Ele pega o sangue de Jesus e aplica na nossa vida toda vez que pecamos.
Jesus lava os pés dos discípulos
Quando Jesus lavou os pés dos discípulos, eles pensaram que aquele ato era natural, uma cortesia, um ato de educação, pois o constrangimento deles foi natural, não baseado em princípios espirituais.
Eles ainda não tinham entendimento do que significava o ato de lavar os pés, só entenderiam depois da ressurreição porque Deus enviaria o Espírito Santo para levá-los ao entendimento.
Se Jesus não lavar nossos pés, quebramos a comunhão com Ele e não estaremos no Reino.
Devemos nos banhar apenas uma vez. Isso representa o momento em que cremos no Senhor e fomos batizados. Esse é o banho completo e não necessitamos de outro, pois depois disso estamos salvos para sempre. Ninguém é regenerado duas vezes, o sangue de Jesus não corre duas vezes por causa do pecador.
O sangue de Jesus é a água purificadora do nosso dia a dia
Precisamos lavar os pés todos os dias, porque todos os dias nós pecamos, e essa lavagem representa a restauração do Senhor, a purificação diária que precisamos. Temos que confessar diariamente nossos pecados para sermos purificados.
Quando Jesus morreu na cruz, saiu sangue e água dEle. O sangue é para nos redimir e a água é para nos purificar todos os dias para ficarmos sempre em comunhão com Deus.
O Corpo de Cristo é para levarmos os pés uns dos outros
Devemos lavar os nossos pés e os pés dos nossos irmãos, ajudando eles, gastando tempo para auxiliar, esclarecer dúvidas, prestar auxílio.
Todos que precisam de ajuda e que Deus coloca na nossa frente, temos a responsabilidade de cuidar, de prestar uma ajuda espiritual, para que elas sintam o Espírito Santo amparando e reatando a comunhão deles com Deus. Então, lavar os pés do meu irmão é reavivá-lo e restaurá-lo.
Se deixamos muitos pecados sem confessar, nossa consciência vai embotando, e a consciência é a única coisa que pode nos fazer sentir mal estar quando estamos pecando. Se ela está embotada, ficamos insensíveis para Cristo e para o Espírito.
Precisa haver esse auxílio muito no Corpo de Cristo, precisamos ajudar nossos irmãos.