Consciência do Corpo de Cristo
Há um anelo no coração de Deus na era da graça, e Ele vai consumar esse desejo que é dar um corpo para Seu Filho Jesus Cristo. Esse é o desejo de primeira grandeza que pulsa no coração de Deus. Cristo estará com esse corpo por mil anos governando o planeta, e não haverá mais corrupção, injustiça, nem nada das trevas.
Precisamos ter consciência do Corpo de Cristo. Consciência é uma junção de duas palavras:
- cons = comunhão, intimidade, união plena entre dois espíritos. O Espírito de Deus entrou em nós e se fundiu com nosso espírito humano; assim, fomos recriados por Deus, surgindo um novo homem, uma nova vida.
- ciência = conhecimento e realidade do mistério de Deus, que é Cristo.
O inimigo do Corpo de Cristo: nosso ego
No Corpo de Cristo existe uma cadeia de autoridade, começando por Cristo, que é o Cabeça, seguido dos apóstolos, anciãos (aqueles que conhecem e têm experiência, que possuem mais maturidade para auxiliarem os demais irmãos) e os crentes (membros que não possuem a autoridade dos anteriores, mas exercem autoridade na vida deles).
O ego é o que impede Deus de operar a cruz e estabelecer a unidade orgânica do Corpo de Cristo, por isso ele é o inimigo de Deus. Precisamos auxiliar o Senhor para acabar com ele. Não teremos a consciência do Corpo se não nos livrarmos do ego, porque ele não aceita comunhão com Deus nem com os irmãos.
A expressão do ego mostra individualismo, a pessoa não sabe trabalhar em comunhão com os outros e nem com Cristo, se utiliza das coisas de Cristo mas para fazer do seu jeito. Isso é obra da carne! O ego torna a pessoa cega para as coisas espirituais.
Uma pessoa individualista não depende de Deus, e sem essa dependência não há obra no Espírito.
A lascívia e o temperamento fomentam nosso ego. Nossa tarefa na Igreja é negar a vida da alma, que é negar o ego.
Os benefícios do Corpo de Cristo
O Corpo de Cristo gera benefícios como a proteção natural e espiritual, sujeição e provisão. Cristo usa os próprios irmãos para nos beneficiarem, então não temos como nos isolar. Tem coisas que Deus só nos dá por meio dos irmãos, por isso não podemos ser individualistas e achar que temos todos os dons e não precisamos de ninguém. Às vezes teremos que nos humilhar para receber algo de um novinho na fé.