A paralisia espiritual
Um dos grandes problemas na Igreja é a ociosidade. Quando negligenciamos nossa posição no Corpo, no que diz respeito a executar as nossas funções, isso gera prejuízo para nossa vida, para a Igreja e para o Reino.
A paralisia espiritual significa que o Espírito não tem a mim para fazer o que quer. Eu tenho o Espírito Santo mas Ele não consegue fazer o que deseja por meio da minha vida. Isso não me deixa servir o Senhor adequadamente.
A eficácia de um trabalho de crescimento e avanço da salvação e do Reino é quando o Espírito Santo faz a obra, com a nossa concordância. Quando isso acontece, o Reino cresce, avança e Deus se alegra.
Estamos em guerra
Estamos em constante guerra porque temos um inimigo dentro de nós querendo tomar o que é de Cristo e destruir nossa comunhão com Ele, então não podemos baixar a guarda. Mas quando a situação está na nossa frente, queremos fugir da guerra. Quando estamos fora do nosso lugar, ficamos sem função, então não podemos destruir o inimigo.
A ociosidade e suas consequências
Quando estamos ociosos, o inimigo vê oportunidade de nos derrubar e fazer um estrago no Reino. A ociosidade tira a unção e discernimento de um servo do Senhor, deixa ele cego.
Se uma alma não está sob o jugo da obediência a Deus, ela vai pecar. Se Deus aliviar as coisas e nós quisermos afrouxar nossas responsabilidades no Reino, iremos cair, porque nossa alma é fraca e não pode nos dar proteção espiritual nem natural. Então, a vida da alma tem que estar sob opressão constante. Quando Deus controla nossa alma, temos paz e segurança.
Se não somos ativos e responsáveis nos trabalhos para o Reino, não iremos suportar. Quanto mais funções, quanto mais obedecemos e Deus nos usa, mais protegidos ficaremos da ociosidade e da paralisia espiritual.
Sempre que nos desviamos dos mandamentos originais de Deus, ficamos ociosos. Essa ociosidade produz coisas ruins e Deus vai corrigir. Isso provoca a cólera de Deus e atrai correção para nossas vidas.
Nós conhecemos muitas coisas mas não fazemos quase nada para o Senhor. Isso está gerando essa ociosidade em nossas vidas que vai dar margem para nos distrairmos de Cristo e cairmos em pecado. Temos que buscar o Senhor e corrigir tudo!