As oscilações da nossa alma
Existem servos em diferentes posições e funções no Reino, e o tratamento de Deus para com todos é diferente. Deus trabalha mais na vida de uns para mostrar pra todos os outros que é necessário sairmos da carne e dependermos totalmente do Senhor.
A Palavra de Deus, após ser injetada na nossa mente, provoca muitas reações nas nossas vidas. Essas reações podem ser fruto de uma obediência ou de oscilações funcionais da nossa alma. Quando a Palavra se intensifica em nossas entranhas, mostramos coisas que estavam ocultas. Tudo vem para fora e ficamos surpresos com nossas reações.
O candelabro
O candelabro é a expressão da Igreja na cidade, é o testemunho da unidade do Corpo de Cristo. Ele é feito totalmente de ouro, onde as batidas do martelo moldaram o ouro. É uma peça única, sem emenda nem divisão. Ouro é a natureza de Deus, porque é puro, não tem nada de impureza. A base do candelabro é Deus, sustentando seu Filho no trono.
Nossa alma precisa ser quebrantada
Devido à recriação do nosso espírito, que passou a receber a presença de Deus, o Senhor vai realizar a obra de fazer o mesmo que fez em Jesus em nossas vidas. Nossa alma tem que ficar pura igual ao nosso espírito.
Há uma mistura de sentimentos na nossa alma, que às vezes vêm do espírito, e às vezes do corpo. Mas se nossa alma é quebrantada, aumentam as possibilidades de sentirmos, vermos, desejarmos o que vem do espírito. A pessoa quebrada não oferece resistência para o espírito, por isso Deus tem que quebrantar nossa alma, pois assim aumenta nossa comunhão com Cristo.
Deus não está preocupado com o quanto pecamos todos os dias. O que Ele quer saber é o quanto dependemos dEle e tememos Seu nome. As outras coisas Ele faz naturalmente a gente mudar.
O exemplo de Davi
Davi passou por várias experiências de fé com Deus, mas em outras situações agiu erroneamente, com justiça própria, falta de fé, independência do Espírito. Isso mostra a inconstância dessa alma; mesmo sendo um servo de Deus ele oscilou.
Pelo histórico de Davi, não entendemos porque ele oscilou. Com isso vemos como o inimigo está sempre pronto para nos enganar a qualquer momento.
Após uma sequência de erros, houve o julgamento de Deus sobre Davi. Depois, na experiência com Simei, vamos uma recuperação plena, e ele retornou novamente ao propósito de Deus.
Passamos muitas vezes pelas mesmas experiências de Davi. Temos momentos difíceis, de muita escuridão, opressão, nossa fé foge, mas depois de muito quebrantamento ela sempre retorna.
Temos que saber que somos inconstantes em nossa alma, por isso precisamos sempre de um gerenciamento e dependência do Espírito para nos mantermos no temor do Senhor.